Tratamento do Cancro do Pâncreas

 
Hoje em dia, o cancro do pâncreas é ainda muito difícil de curar com os tratamentos disponíveis. Por isso, este tipo de cancro só pode ser curado quando é detectado num estádio precoce.
 
O tratamento mais eficaz do cancro do pâncreas é a cirurgia, onde se extrai o tumor e os tecidos envolventes que possam estar infectados. O procedimento cirúrgico mais comum nestes casos é a pancreatectomia (extracção total do pâncreas). O doente pode complementar o seu tratamento com quimioterapia e radioterapia. Após a cirurgia, o doente ficará diabético e como tal terá de tomar medicamentos hormonais e preparados enzimáticos que substituam as secreções pancreáticas.
 
Porém, todo este procedimento apenas é possível em doentes cujo tumor maligno ainda se encontre nos primeiros estádios de desenvolvimento, o que acontece numa pequena parte dos casos, pois na maioria das vezes o cancro é diagnosticado numa fase mais avançada, sendo o tratamento de índole paliativa, com a administração de medicamentos para aliviar a dor e os restantes transtornos. Este tratamento não tem como objectivo a cura do doente (uma vez que é impossível), mas sim a melhoria da sua qualidade de vida através do controlo e monitorização da doença.

 

http://www.badaueonline.com.br/dados/imagens/radioterapia%284%29.jpg         http://2.bp.blogspot.com/_w2wxq84-jBE/SpSA009ETmI/AAAAAAAAA-s/TDRkMWcm2cU/s400/Radioterapia1.jpg
Cirurgia                                            Radioterapia